Bosch aposta na impressão 3D em metal com um novo centro de produção de alta capacidade

A empresa investe seis milhões de euros numa fábrica em Nuremberga que permitirá fabricar em série componentes metálicos complexos e reduzir significativamente os tempos de desenvolvimento de produtos industriais.
5 de Maio, 2025

A Bosch inaugurou um centro de impressão 3D em metal na sua fábrica de Nuremberga, após um investimento de cerca de seis milhões de euros. Com esta instalação, torna-se o primeiro fornecedor automóvel Tier-1 na Europa a dispor de uma infraestrutura deste nível dedicada à fabricação aditiva metálica à escala industrial. O objetivo é acelerar a produção em série de peças complexas, como blocos de motor ou carcaças para sistemas elétricos, com uma capacidade de até 10.000 kg por ano e uma velocidade de fabricação de 1.000 cm³ por hora.

A instalação conta com uma impressora Nikon SLM Solutions NXG XII 600, equipada com doze lasers que permitem fundir camada por camada o pó metálico com alta precisão. Este sistema permite a produção de estruturas geometricamente complexas que não podem ser obtidas com os métodos convencionais de fresagem. De acordo com dados fornecidos pela empresa, este processo é até cinco vezes mais rápido do que as tecnologias de impressão anteriores, o que representa um salto qualitativo em termos de agilidade e eficiência.

Fabrico sem moldes e sem desperdício de material

Um dos principais benefícios desta tecnologia é a possibilidade de eliminar etapas tradicionais do processo industrial, como a construção de moldes de fundição. Enquanto o desenvolvimento de um componente como um bloco de motor poderia levar até três anos em sistemas convencionais — incluindo 18 meses apenas para o molde —, a impressão 3D permite reduzir esse prazo para apenas alguns dias, transmitindo diretamente os dados CAD para a impressora.

O novo sistema permite produzir componentes sem necessidade de ferramentas adicionais, facilitando o fabrico sob demanda de peças inacabadas, otimizando recursos e reduzindo quase totalmente o desperdício de material. Além disso, abre novas possibilidades de design, permitindo criar canais internos, cavidades curvas e estruturas fechadas, impossíveis com técnicas tradicionais de transformação mecânica.

A fábrica da Bosch em Nuremberga utilizará esta capacidade para produzir peças destinadas a setores como o automóvel elétrico, a mobilidade baseada em hidrogénio, o desporto motorizado e até aplicações nas indústrias energética eimpressão 3D.

Com este passo, a Bosch reforça a sua estratégia de industrialização da impressão 3D em metal, consolidando a sua posição na transição para uma produção mais flexível, ágil e sustentável. Esta aposta tecnológica faz parte do objetivo da empresa de reduzir os tempos de chegada ao mercado e adaptar o seu modelo industrial a ambientes em que a velocidade e a personalização ganham protagonismo em relação às economias de escala tradicionais.

O investimento também representa um movimento estratégico para ampliar a aplicabilidade da impressão 3D para além do setor automóvel. De acordo com fontes da empresa, a nova tecnologia poderá encontrar desenvolvimentos futuros nos setores da energia e aviação, onde a otimização do design, o peso reduzido e a produção sob demanda são especialmente relevantes.

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