Commvault e Deloitte formam aliança para reforçar ciberresiliência empresarial

A Commvault e a Deloitte estabeleceram uma parceria estratégica para ajudar as empresas a prevenir, detetar e responder a ciberataques, integrando soluções tecnológicas de proteção de dados com serviços especializados de ciberdefesa e continuidade operacional.
20 de Maio, 2025

A aliança visa dar resposta à crescente sofisticação dos ataques informáticos e à necessidade de estratégias robustas de continuidade de negócio. De acordo com a quarta edição do inquérito global “O Futuro da Cibersegurança”, elaborado pela Deloitte, 43% dos inquiridos nos Estados Unidos identificam a adaptação ao panorama de ameaças como um dos principais desafios estratégicos.

Com esta aliança, as duas empresas propõem-se a oferecer capacidades conjuntas que abrangem prevenção, deteção, resposta e recuperação de incidentes. No plano preventivo, a Commvault e a Deloitte colaboram com as organizações na definição da sua “viabilidade mínima” — o conjunto essencial de aplicações, ativos, processos e equipas necessários para manter a operação após um incidente. Esta abordagem é complementada com testes de recuperação antecipados, suportados pela tecnologia Cleanroom Recovery da Commvault.

Durante um ataque, os serviços de risco de cibersegurança da Deloitte são combinados com ferramentas de deteção baseadas em inteligência artificial da Commvault, com o objetivo de identificar e mitigar ameaças antes de estas se agravarem.

Na fase de recuperação, a aliança recorre à plataforma Commvault Cloud, incluindo funcionalidades como Cloud Rewind, Clumio Backtrack e Cleanroom Recovery, articuladas com os serviços de resposta a incidentes da Deloitte, para minimizar o tempo de inatividade e restaurar a operação de forma segura.

A Commvault afirma, em comunicado, que a colaboração com a Deloitte reforça a capacidade de resposta conjunta aos desafios colocados pelas ciberameaças atuais. Por sua vez, a Deloitte sublinha que a parceria oferece uma solução abrangente para aumentar a resiliência das organizações e garantir a continuidade dos negócios em ambientes de risco digital.